Precisamos falar sobre o Icing. E sobre o Kevin.

31 jan

No “Esmaltes Culturais” de hoje falarei sobre duas “descobertas” Made in Tio Sam: a marca de nail polish Icing e a escritora Lionel Shriver.

Ganhei este esmalte – cor Chase Me, da marca acima citada – na leva de presentes da queriducha Sabrina (Coisas de Diva), e estava louca para mostrar aqui.

A tonalidade do esmalte transita entre o verde e o azul, e, dependendo da luz, fica bem turquesa ♥. Espia:

Como vocês podem ler no frasco, a “versão original” é fosca – ou matte –  mas como não consigo me acostumar com este acabamento, resolvi caprichar no extra brilho.

É lindo, não? Eu ADOREI! Lembra um pouco o Mabi, mas mais esverdeado (o primeiro puxa mais para o azul).

Bom, passemos para a dica cultural do dia: o livro Precisamos falar sobre Kevin, de Lionel Shriver.

A história é contada em formato de cartas: Eva escreve para Franklin, seu marido ausente, sobre a vida de ambos antes e após da concepção de Kevin, filho do casal.

A personagem-narradora divide suas dúvidas e anseios com o leitor no que toca à questão da maternidade e outros “estranhamentos” na vida de uma mulher, em um período em que a busca pela igualdade entre os sexos já se iniciou, mas ainda está longe de se consolidar.

Ao longo de suas cartas percebemos seu sentimento de derrota no nascimento e criação de Kevin, a difícil relação que teve com o filho – um garoto intratável, que sempre demonstrara ser uma criança perversa.

Trata-se de uma excelente análise sobre a contemporaneidade e seus problemas e/ou desejos. Sinceramente, não lembro de ler algo semelhante na Literatura, apenas em livros teóricos.

Recomendo muito, apesar de não ter ficado muito contente com o desfecho final da história…

Mas esta já é uma concepção feminista das coisas. Leiam e tirem suas próprias conclusões!

Beijocas no ♥.

28 Respostas to “Precisamos falar sobre o Icing. E sobre o Kevin.”

  1. Thaís janeiro 31, 2011 às 14:20 #

    Êba, Kevin! Faz tempo que não discutimos sobre nossas diferentes visões do livro, eu, tu e Lombarde(mmm).
    Digo isso porque tenho a impressão de que as possibilidades de múltiplas abordagens e discussões sobre esta história nunca se esgotarão…
    Recomendo demais para quem ainda não leu.

    Um beijo, Ana!

    • Ana Luiza janeiro 31, 2011 às 14:52 #

      Realmente… Múltiplas! Eu mesma tenho várias, mas a que mais “acredito” é a que descrevi acima. De cara. 😛

  2. Adriana Oliveira janeiro 31, 2011 às 15:06 #

    Curti bastante esse livro. Muito bom!
    E o esmalte é lindo, adorei!
    “sorteio! sorteio! sorteio!”
    hehehehehehe
    bjos

    • Ana Luiza janeiro 31, 2011 às 15:11 #

      Menina tá rolando sorteio com a Latifundio! Já estás participando?
      Quanto ao livro, é realmente excelente…
      Beijocas

  3. karina braz nogueira janeiro 31, 2011 às 15:06 #

    como não li o livro vou fala do esmalte, eu achei ele lindo e também não consigo me acostumar com esmalte fosco.

    beijos boa semana

    • Ana Luiza janeiro 31, 2011 às 15:12 #

      Pois é, acabo usando os foscos com extra-brilho! *-*
      Beijos

  4. Ana Paula Volpe janeiro 31, 2011 às 15:07 #

    Que muito amor esse esmalte! 🙂 Quero! 😀

  5. Ana Paula Volpe janeiro 31, 2011 às 16:01 #

    Tenho uma dúvida: quem tem twitter bloqueado, quando dá RT participa do sorteio?

    • Ana Luiza janeiro 31, 2011 às 21:00 #

      Creio que sim Ana, pois o sorteio é pelo link! 🙂

  6. Janine janeiro 31, 2011 às 16:32 #

    Lindo esse esmalte. Qto ao livro, ainda não li mas fiquei curiosa. Vou procurar por aqui!

    =*

  7. Isabella janeiro 31, 2011 às 18:17 #

    Ainda não li o livro, mas parece interessante! O esmalte ficou mara com seu tom de pele! Bjs!

    • Ana Luiza janeiro 31, 2011 às 21:02 #

      Lindo, né? Tb curti, e acho uma cor super democrática!
      =*

  8. Islayne janeiro 31, 2011 às 18:22 #

    Gosto de Lionel Shriver e até já comentei por aqui,mas este nao li este. Anotarei a dica. Quanto ao esmalte, é lindo. Eu até uso matte porém dois dias depois passo extra brilho. Sei lá …dá um up incrível no esmalte,né?rs

    • Ana Luiza janeiro 31, 2011 às 21:03 #

      Realmente! Quem sabe da próxima vez eu consigo ficar com ele fosco por, pelo menos esses 2 dias! hehe
      E se tu gostas da autora, vais amar este livro!
      Beijos

  9. .naTi janeiro 31, 2011 às 21:26 #

    Ana…que esmalte é esse!?
    muito linda a cor! adorei de verdade!!!! =D
    o livro deve ser bastante interessante…pena eu não me interessar mt por livros =p

    • Ana Luiza fevereiro 1, 2011 às 9:22 #

      Lindo, né? Mas guria, como assim não se interessar por livros????? Tem que ler! hehe
      Beijos

      • .naTi fevereiro 1, 2011 às 9:43 #

        é eu sei…mas não sou mto fã! acho q a correria do meu dia a dia não ajuda tb, nem meu tipo de trabalho. =p entende?

      • Ana Luiza fevereiro 1, 2011 às 9:50 #

        Entendo… 😦

  10. Tatiana Gerhard janeiro 31, 2011 às 22:12 #

    Precisamos falar sobre o kevin é excelente, ja li e reli..

    • Ana Luiza fevereiro 1, 2011 às 9:26 #

      Muito bom, realmente! O que achaste do desfecho? Abração!!!

  11. Letícia fevereiro 1, 2011 às 4:28 #

    hey Ana… como proceder pra encontrar tantos livros que abordam feminismo? eu sou feminista tb e sempre fico na maior dúvida do que ler. tenho a minha leva de Simone de Beauvoir aqui, mas queria descobrir coisas novas… sugestões de autoras?
    :**

    • Letícia fevereiro 1, 2011 às 4:33 #

      ah, pra ser mais específica: eu conheço aqueles textos mais científicos… o que queria achar é literatura mesmo. 🙂

      • Ana Luiza fevereiro 1, 2011 às 9:38 #

        Pois é Letícia, na literatura eu não tenho conhecimento de muita coisa. Mas se queres leituras de mulheres – digo assim pois não podem ser considerados “feministas” no sentido estrito do termo – indico as clássicas Virginia Wolf, Sylvia Platt, Mary Shelley, Mary Wollstonecraft, Jane Austen…

      • Letícia fevereiro 1, 2011 às 18:36 #

        hmm… obrigada, Aninha! 🙂
        adoro Virginia Woolf e Jane Austen! Mary Shelley, só conheço o Frankenstein mesmo 😛 e as outras não conheço, vou procurar!
        :**

        • Ana Luiza fevereiro 1, 2011 às 18:41 #

          Se me lembrar de mais alguma coisa, te aviso!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Precisamos falar sobre o Icing. E sobre o Kevin. « -- Topsy.com - janeiro 31, 2011

    […] This post was mentioned on Twitter by Ana (Múltiplos Eus), Ana (Múltiplos Eus). Ana (Múltiplos Eus) said: POST DE HOJE: http://wp.me/pPdrY-1RB Icing e o Kevin no "Esmaltes Culturais"!!!!! […]

Multiplique sua ideia conosco!

