Concurso Talentos da Moda

30 mar

Está acontecendo, aqui em Pelotas, o concurso “Talentos da Moda”, o qual vai premiar três criações de alunas do curso de Tecnologia em Design de Moda e eu estou entre os 10 finalistas!!!!

O tema este ano é Moda, Pelotas e Biodiversidade, e suscitou trabalhos lindíssimos!

O meu look (não vou dizer nada, deixarei vocês descobrirem qual é… :P) foi inspirado na ocupação urbana no Pontal da Barra, um local de preservação ambiental aqui da cidade que está sendo ameaçado pelas ações do homem.

Confiram aí todos as criações:

Bom, agora que vocês já devem ter descoberto qual é o meu – a urbanidade não é colorida, né gente? :P- dêem uma olhadinha nas minhas inspirações:

A natureza pede socorro – Ocupação urbana no Pontal da Barra (Praia do Laranjal, Pelotas RS) e sua ameaça à biodiversidade local

A ocupação urbana no Pontal da Barra gerou uma série de malefícios à biodiversidade local, entre elas o desmatamento, a poluição hídrica e do solo, lixo acumulado, entre outros, sendo que duas espécies de peixes estão ameaçadas de extinção. O look desenvolvido visa fazer um alerta à população, sob pena de extinguirmos, com o passar tempo, também a raça humana.

A máscara de malha sobre o rosto representa o sufocamento das espécies no Pontal da Barra, muitas destas ameaçadas de extinção pelos caprichos da mão humana.

A gola rufo, símbolo da realeza em finais do século XVI e início do XVII, também reafirma este apelo, simbolizando os “empreendedores” do Pontal da Barra, que asfixiam a biodiversidade do local.

A blusa de renda, por sua vez, representa a delicadeza destas espécies frente ao fardo pesado da interferência humana no Pontal.

As ombreiras e a saia “de baixo” simbolizam este mesmo fardo, pois são feitas de tecido mais pesado, contrastando com o toque suave da renda. Os ombros foram inspirados nos cavaleiros medievais, alusão à “época das trevas”, que também simboliza o concreto e o asfalto, sombras sobre a natureza exuberante e ameaçada do Pontal da Barra.

A saia sobreposta representa as escamas dos peixes ameaçados à extinção que vivem no local, são eles: Austrolebia nigrofascinatus e Austrolebia nigrippinis, mas também simboliza o lixo humano depositado no Pontal, visto que serão feitas em material que lembra o metal das latinhas de cerveja e refrigerante.

Gostaram?

Então curtam aqui!!!! O bacana é que dá para curtir em quantos quiser! Afinal, os trabalhos estão lindos! Eu mesma votei em vários… 😀

Para quem quiser olhar os desenhos, estão aqui.

Beijocas!!!!!!!

Anúncios

7 Respostas to “Concurso Talentos da Moda”

  1. Chá com Cupcakes março 30, 2012 às 13:18 #

    gostei dos modelitos depojados

    bjs

  2. Eduardo março 30, 2012 às 17:39 #

    @s candidat@s estão de parabéns, muito bons os looks!

  3. Amanda Picchi (@apicchi) março 30, 2012 às 20:54 #

    Parabéns!
    Já curti, boa sorte 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Ilustrando… Nicol Sepúlveda « - março 31, 2012

    […] como vocês puderam ver neste post, eu evoluí além dos bonecos-palito. Mas ainda estou anos-luz de distância desse tipo de […]

Multiplique sua ideia conosco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: