Afinal, para que serve a Moda – Parte 2

9 jun

Lembram do post que fiz sobre a serventia do mundo fashion? Neste textinho, seguirei o raciocínio proposto: a capacidade de transformação da Moda.

Para tanto, tomarei como parâmetro algumas passagens históricas importantes do ponto de vista do vestuário feminino, e, consequentemente, de mudanças na sociedade.

A meu ver, a Moda, assim como os atos e as palavras, pode oprimir ou libertar um indivíduo. Desde que ficou estabelecido que não poderíamos andar nus perante os outros, a roupa passou a ser uma extensão do corpo, e, com o passar do tempo, também uma exteriorização do EU.

As feministas do início do século XX, por exemplo, clamaram pelo fim do uso dos espartilhos e propuseram uma nova moda, onde seus corpos podiam movimentar-se livremente, e, quiçá, também, seus pensamentos. Cortaram os cabelos e emanciparam-se, garantindo o direito do sufrágio.

Com o fim da Segunda Guerra, as mulheres foram “convidadas” a retornar ao lar, restabelecendo a paz na medida em que cuidavam de seus maridos e filhos, garantindo assim, o repovoamento. Sua cintura voltou a ser apertada, não mais pelo uso do corset, mas dos charmosos e aparentemente inocentes cintos. As roupas evidenciavam suas formas, e lembravam que a sua condição e o seu papel na sociedade eram diametralmente opostos ao do homem.

Nos anos 1960, as mulheres queimaram sutiãs para demonstrar sua liberdade. Os corpos eram SEUS novamente, e a roupa refletia esta transformação.

Mas Moda não é só roupa. Com o advento das novas tecnologias, as mulheres podem usar artifícios outros que não apenas o do vestuário. Estão “livres” para modificarem aquilo que não lhes agrada, “frankensteinizando” o corpo biológico.

A Moda, assim como a liberdade, pode ser uma escolha. Basta saber se você se permite escolher.

E é aí que a transformação têm início…

11 Respostas to “Afinal, para que serve a Moda – Parte 2”

  1. Alice junho 9, 2012 às 13:55 #

    Adorei o texto, parabéns!!!!

  2. Letícia junho 9, 2012 às 20:29 #

    mas que belezinha, hein? adorei!🙂
    outro dia eu tava pensando na volta das cinturas marcadas e se isso tinha alguma relação com um certo “reacionarismo” do nosso tempo… quer dizer, eu vejo as fotos da minha mãe e tias nos anos 80, 90 e elas usavam roupas largas, sandálias baixas e tal… hoje até que tem bastante diversidade, mas o estilo anos 50 está se fazendo bem presente… hehe.
    não que eu não goste, eu adoro! mas tenho um pouco de medo do que anda se passando nas cabeças das outras mulheres (e dos homens, lógico)… rs

    • Ana Luiza junho 11, 2012 às 10:58 #

      Eu também gosto do estilo 50’s, valoriza o meu tipo físico, mas é necessário discutir sobre esses padrões e de onde eles surgiram!
      Ah, e concordo com tua percepção…😦

  3. Tati Rosa!!!! junho 10, 2012 às 20:02 #

    Quero mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Fran junho 11, 2012 às 11:33 #

    Fiz moda no Senac (SP) e uma das aulas que mais amei foi história da moda, é incrível como nosso olhar muda. Acredito que é nesta matéria que você realmente tem uma interação maior e a clareza e certeza que tá no curso certo, pelo menos foi assim pra mim, um mundo de costumes desconhecidos, com politicas, guerras, modos, caracterizados pela vestimenta. Sempre fui apaixonada por moda , mas quando descobri que ” moda” é muito mais que uma roupa fiquei mais encantada, é a história fazendo moda sempre!
    Bjosss

    • Ana Luiza junho 11, 2012 às 14:10 #

      É isso aí, Fran!!!!! ena que muita gente esquece disso…😦

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pausa para… « - junho 10, 2012

    […] – E para quem curte meus textinhos, mais um capítulo do tema: Afinal, para que serve a Moda???? […]

Multiplique sua ideia conosco!

