É hora de parar de chorar sobre o Vinho derramado…*

18 jun

O “Esmaltes Culturais” de hoje vai ser um pouquinho diferente.

Ao invés de sugerir um livro, vou comentar aqui um pouquinho da minha saga com os desenhos de Moda.

Primeiramente, aí vai o esmalte da vez: Vinho Camurça, da coleção Trem da Vida Impala. A cor é linda, bem invernal, um vinho super escuro que, dependendo da luz, pode parecer preto – preciso parar de descrever cores. Não sou muito boa nisso.😛

Agora, vamos aos fatos. Já falei diversas vezes aqui que sou uma negação quando se trata de desenhar.

Não tenho talento para a coisa, embora os bonecos-palito já sejam um passado quase distante se comparados às minhas “artes” atuais. Sempre achei que, para trabalhar com Moda, era necessário ter “um quê” de artista-ilustrador, e que jamais, em hipótese alguma, alguém que não soubesse desenhar, poderia ter reconhecimento neste meio.

Pois bem. Eis que, dia desses, me deparo com um documentário sobre a grife Chanel e o processo criativo do “dandesco” Karl Lagerfeld. O que eu vejo? Bonecos-palito.

Não iguais àqueles que costumava desenhar, os traços são mais fluidos e ondulados, mas, ainda assim, lembravam meus desenhos infantis. Ao lado de cada peça desenhada sobre estes corpos esquálidos, longas descrições sobre como seria a roupa: gola tal, manga com tal modelagem, saia “assim, ou assado”.

Mas… COMO ASSIM????? Um estilista tão renomado não “sabe desenhar”?

Pois resolvi pegar um livro sobre ilustração de Moda para conhecer um pouquinho mais do trabalho desses mestres – Fashion Illustration by Fashion Designers .

Lá encontrei mais ilustrações do próprio Lagerfeld (que não eram palitos. Acho que, no documentário, ele devia era estar com preguiça de desenhar. :P) entre outros estilistas renomados, como Christian Lacroix – foto acima.

Cheguei à conclusão que, para trabalhar no ramo da Moda, não é preciso ser um DaVinci. A ideia é se fazer entender, mesmo que, para isso, hajam inúmeras descrições de cada peça juntamente ao croqui.

Percebi, ainda, que “saber desenhar” é algo extremamente relativo. Ví ilustrações lindas e inspiradoras, com traços não tão precisos como os que costumamos aprender nas matérias (velha, eu?) de desenho*.

Muitas vezes, não passavam de um “borrão”. Lindo e cheio de estilo, mas ainda assim, um “borrão” (espero não ser recriminada pelos artistas-borradores. :P).

Por isso, é hora de parar de chorar sobre o Vinho derramado – na camurça. hehe – e pensar que ninguém precisa saber-fazer tudo de forma “perfeita” (de acordo com alguns padrões impostos pela sociedade) para conseguir seu lugar ao sol.

Continuarei com meus desenhos e tentarei melhorá-los a cada dia. Mas preciso ter consciência de que NUNCA serei uma Frida Kahlo. Tudo bem.

Cada um com seus problemas.😉

*Não, este não é para ser um texto de auto-ajuda. Mas, se ajudar… hauhauahuahau

**Beijo para Dani, a professora de desenho mais DIVER de todas.🙂

9 Respostas to “É hora de parar de chorar sobre o Vinho derramado…*”

  1. Isis (miniminou) junho 18, 2012 às 17:53 #

    Preciso comentar!
    Ana, realmente não é preciso ser um DaVinci pra fazer desenhos de moda!
    O essencial é saber transpassar sua ideia da roupa no papel, é isso. E basta o modelista entender o que você desenhou, captar o que você quer. Acho que é difícil não se comparar quando se está em uma sala com outras pessoas que desenham “melhor” que você mas o que eu acho essencial em aprender no desenho é noção de escala de tamanho e textura de tecido pois são coisas que realmente influenciam na hora de fazer uma coleção.
    Meu pai nunca estudou moda/desenho, foi publicitário e atualmente desenha, modela, corta (aka faz quase tudo) na confecção com minha mãe. Os rabiscos que ele faz de roupa chegam a ser hilários, só ele entende, mas deixa ele sentar se concentrar e desenhar de verdade, saem coisas maravilhosas! Mas as roupas que ele faz a partir dos rabiscos também ficam maravilhosas, ou seja, o desenho bem feito ou não, não muda o resultado.
    Agora eu também sou uma negação pra desenhar, não é minha praia mas quando preciso passar uma ideia pro papel não tem como escapar mesmo, o desenho não sai uma maravilha mas passando a informação que quero tá ótimo😛

    • Ana Luiza junho 18, 2012 às 22:11 #

      É bem isso, Isis! Se designer-modelista-costureira e outros agentes do processo se entenderem, a coisa funciona, com ou sem desenho “bom”.😛
      Queria ver os desenhos do teu pai… Coisa linda a família toda trabalhando junto!
      Beijocas

      • Isis (miniminou) junho 19, 2012 às 13:11 #

        Vou ver se tiro umas fotos de alguns desenhos sim! Além dos meus pais, minha irmã mais velha é professora de modelagem e tá fazendo mestrado em moda, e a mais nova que é minha sócia faz animação e tem um estúdio. A família toda é arteira por aqui hauhauhauhuah

        • Ana Luiza junho 19, 2012 às 13:24 #

          Que coisa linda!!!!!!!❤

      • Daniela junho 22, 2012 às 13:18 #

        Que demais! Adorei a publicação e o carinho no finalzinho ^^

        • Ana Luiza junho 22, 2012 às 20:10 #

          Sua queridona!

  2. Gabriela junho 18, 2012 às 18:17 #

    Desenho é só prática Ana😀 quanto mais tu desenhar, melhor vão ficar os teus desenhos. Óbvio que quem tem DOM é diferente, mas pra nós meros mortais é só treinar e fazer cursos que dá pra ter um croqui bem legal até!
    Beijo

    • Ana Luiza junho 18, 2012 às 22:12 #

      É verdade, Gabi! Os meus estão melhorando bastante sim, ainda não é aquela coisa, mas, né, vai dando para o gasto. heheheheeh

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pausa para… « - junho 24, 2012

    […] Esmalte da coleção Trem da Vida – Impala – e uma reflexão sobre as artes que não dominamos aqui; […]

Multiplique sua ideia conosco!

