Através das lentes…

24 jul

Quem conhece o blog há mais tempo sabe que sou míope. E não é daquelas que põe o óculos só para ler ou quando “a vista” está cansada, sou cegueta mesmo.

Tenho quase 5 graus de miopia. Isso significa que, antes de me adaptar às lentes de contato, muitas vezes eu preferia não enxergar à ir de óculos em uma festa.

Deixei de ver muitas pessoas ao redor, passei por antipática, por pateta – sim, afinal, quantas vezes eu caí por não enxergar o degrau? – fiquei com os olhos ardendo, tive muitas dores de cabeça, enfim.

Tudo em nome de uma estética que o bulling sofrido na infância acabou introjetando em mim.

É engraçado como a gente acaba vendo o mundo de outra forma. O uso das lentes de contato se tornaram uma revolução na minha vida.

Por outro lado, este “ver demais” – que, na verdade, é igual à visão de todo mundo, mas eu sempre achei que, munida do aparato, tinha uma olhar de super-heroína – me incomodou um pouco no início, afinal, eu não podia mais fingir que não enxergava o gateeeenho do outro lado da rua (era muito tímida na adolescência e preferia olhar para o chão à trocar olhares com alguém).

Antes, todos eram apenas um borrão. Agora, tinham face.

Com o tempo, a gente acaba acostumando a não enxergar. Ou a ver demais. Já passei por ambas situações, e nenhuma delas me agradou muito.

Quando cortei os cabelos, me achava madura o suficiente para encarar os olhares alheios e preconceituosos sobre “mulheres de cabelo curto”. BLÉ para eles.

Mas esqueci daquele objeto que sempre fez parte de mim. Aquele par de lentes que seleciona a minha visão desde os 4 anos de idade. Quatro-olhos e joãozinho. Porque sempre temos que ser estigmatizadas?????

Pois é. Por mais que a gente se faça de forte, ninguém é 100% seguro. E também sempre vai ter alguém para te lembrar dos teus “defeitos”.

Posso dizer que melhorei MUITO nesta questão, mas ainda tenho um longo caminho pela frente.

Quanto mais a gente se conhece, mais nos aceitamos. Pode parecer bobo ou piegas, mas isto é um fato.

E os fatos não devem ser contestados. Ainda mais se são comprovados cientificamente.😛

Ontem postei o look de uma moça LINDA de óculos e cabelos curtos no Facebook – foto abaixo. E ela ainda está de tiara! Quanta coisa! Não consigo. Mas ficou incrível.

E foi a partir desta imagem que resolvi fazer o post. Uma leitora viu a foto e disse: “Obrigada de coração (por postar o look)! Só assim para eu não me sentir super estranha por usar óculos e ter cabelos curtos! =)”*
Engraçado. Por que sentimos isso se, afinal, é uma escolha nossa termos tosado as madeixas e não usarmos lentes de contato?

Como eu disse, ninguém é tão seguro a ponto de simplesmente esquecer alguns “mantras” sociais. E a sociedade cria muitos. Principalmente sobre mulheres.

Mas, que saber?

Como diz meu sábio padrasto, “tô cagando e andando” pra vocês.😛

Beijocas!!!!!!

*E um abraço especial para a Penny Lane! ♥

 

51 Respostas to “Através das lentes…”

  1. Rafa Gizzi (@rafagizzi) julho 24, 2012 às 12:28 #

    Eu já amo óculos, né. Daí que nunca tinha pensado nesse ‘preconceito’ que as mina de cabelo curtinho sofrem. Que babaquice! Porque eu acho lindo lindo lindo óculos e cabelo curto sim!!!

    Pra mim, quem fica comentando que é feio ou sei lá o que é uma grande recalcada que não tem coragem de assumir o que é. Se tu gostas, use!!!! Também cresci sofrendo bullying por ser branquela, nariguda e quatro olhos. Aí hoje em dia, camarada que me chamava de “quatro olho” ta aí, usando óculos com lente sem grau, só pra ser descolado. Pff!!!

    Ser o que a gente gosta de ser sem se importar com a opinião desse povo que só sabe criticar é a melhor coisa!!!

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 17:49 #

      Eu uso sim Rafa, sempre! Não saio todo dia de lente não, pelo contrário. Acho os óculos muito mais práticos. Mas sempre dava aquela insegurança, cabelo curto, óculos, parecia demais… Mas nunca deixei de sair do jeito que queria por causa dos outros, é só algo que me inquieta um pouco.😉

  2. Viviane Moreira julho 24, 2012 às 12:44 #

    Eu estou de cabelo curto e óculos!!!!!😀 Como não sou fotogênica feito você, não vou mostrar… rsrsrsrs😛
    Sabe que tentei deixar o cabelo crescer, mas comigo não funciona cabelos longos, em mim começa e termina o dia de rabo de cabalo, sabe? Cabelo curto é tuuuudoooo de bom! Prático, lindo, estiloso! Aaahh doce liberdade! Quanto aos óculos, eu sempre, desde pequenina do tamanho de um botão, fui míope, mas sempre usei lentes, óculos só para descanso, mas faz dois meses que machuquei o olho e cá estou de óculos, marido segue amando e eu tô curtindo, mas confesso que logo logo volto pras minhas lentes.
    Bjsss
    Vi

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 17:53 #

      Mostra, mostra!🙂
      E a minha relação com o cabelo é exatamente a mesma: se é para ficar sempre preso, pra que deixar crescer?😛
      Mas como disse abaixo, acho os óculos mais práticos, mas curto sair de lentes tb.
      Beijão

  3. Aline julho 24, 2012 às 12:44 #

    Super me identifiquei com o post e com a sua história…
    Relutei até perceber que tinha que usar óculos direto, pois já estava passando vergonha, rs… tbm passava pelas pessoas sem cumprimentá-las, perdia o ônibus ou pegava o errado… Enfim, tentei lentes de contato, mas odiei a experiência, então sigo com meus óculos! No meu caso não foi escolha, mas necessidade, hehe…

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 17:55 #

      Sim, não tem como sair sem lentes nem óculos! Depois que saí da adolescência, jamais repeti esta burrada, enxergar é tão melhor… hehe

  4. Michelle julho 24, 2012 às 12:45 #

    Lindo lindo post! Tenho cabelo curto e uso óculos também (lente? nada dentro dos meus olhos, PORFAVORQUEAGONIA haha)
    E tem dias que me sinto feliz e segura e tem dias que me sinto totalmente deslocada. Mas percebo que é a quantidade de informações e imagens sobre o que é “realmente” bonito para a mulher. E que na verdade é muuito individual (ou deveria ser). Eu não acho bonito aquele cabelo descolorido que vai até a cintura. Ou o cabelo alisado a todo custo só pra ficar igual a tal modelo. Por que um cabelo loiro forçado é mais bonito que um curto estiloso? E sério, no fundo no fundo, é só fio morto. Se as pessoas não consegue se desapegar e cortar, mudar, pintar algo que vai crescer, imagina o que não conseguem fazer com partes mais definitivas das suas vidas? É um apego irreal a uma imagem de beleza que foi imposta e que repito, será que é tão bonito assim mesmo?
    Enfim haha parei de delirar! Mas é que esse assunto me faz questionar muito. As mulheres querem direitos iguais, liberdade ou sei lá o que mas elas mesmas se julgam e se prendem a paradigmas da estética!
    Ana, pense que você brinca com você mesma e que isso é algo muito difícil pra algumas pessoas.
    bjus

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 17:59 #

      EXATAMENTE! Assino embaixo do que disseste! E adoro quando vocês “deliram”…😉
      Beijão!!!

  5. Viviane Moreira julho 24, 2012 às 12:55 #

    Deixe-me fazer um adendo: Homem inteligente gosta de mulher de cabelos curtos!

  6. Penny L (@brazilianmod) julho 24, 2012 às 13:04 #

    Obrigada de coração pela foto, e agora, pelo post maravilhoso! Obrigada pelo abraço também! Obrigada por ter me ajudado a expandir meus próprios horizontes. Era difícil usar óculos. Daí quando vi que o corte joãozinho era o que me deixava (paradoxalmente) mais feminina e se ajustava mais ao formato do meu rosto, foi mais difícil ainda.

    A mulherada comentava e os rapazes já não paqueravam tanto. A moda parece que adora valorizar cabelos longos. Cabelos curtos sempre são moda passageira, imitação do corte da atriz da novela das 8. Acabou novela, acabou sensação fashion.

    Eu jurava que era a única \”inadequada\” no mundo e tu mostrou que não. Mais uma vez OBRIGADA DO FUNDO DO CORAÇÃO! Nunca vou cansar de dizer isso! Grande beijo!!

    (ps: enquanto não puder fazer minha cirurgia de correção, assumirei meus óculos e cabelos com muito orgulho, charme e feminilidade!)

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:04 #

      Nossa, quantos “obrigadas” :P! Assim emociono… :,)
      E tenho uma coisa para te dizer: Também fico MUITO mais feminina de cabelos curtos. O comprido era sem graça, sei lá.
      Mas sinto que é isso, sabe? Essa sou eu. Variações de curtos, mas sempre curtos. Até pq, para quem corta uma vez, é difíiiiicil deixar crescer… heheheheh
      Beijão!
      E obrigada por compartilhar teus anseios comigo.❤

  7. Larissa julho 24, 2012 às 13:24 #

    Lindo texto, e fotos também. Mas apesar de tudo, esses paradigmas criados pela sociedade só irão começar a serem quebrados quando as mulheres se posicionarem, como você😉

  8. Pollyana Batista (@Pollyana2184) julho 24, 2012 às 14:40 #

    Gostei do post. Voltei a ser quatro olhos, e como você mostra nas fotos dá p/ ter estilo usando o bom e velho óculos. Concordo com você quanto mais nos conhecemos, mais nos aceitamos e… menos nos cobramos

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:05 #

      É bem isso, Polly! E a vida fica muito mais divertida.😉

  9. Thalita Godoy julho 24, 2012 às 14:47 #

    Amei!!!! Mas sabe que acho q as pessoas estão começando a abrir mais suas mentes… Eu comprei uma armação enorme, bem geek, e tenho amado, e muita gente tem me perguntado onde comprei. Devagarinho vamos conquistando nosso espaço!!!! Bjus

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:06 #

      Claro, mudou muito desde a época da minha infância. Até porque, pouquíssima gente usava óculos, diferentemente de hoje, que é quase uma praga! HAHAHAHA

  10. wendyel julho 24, 2012 às 15:06 #

    Que lindo post!
    Amei❤
    Acho que isso é comum em qualquer ser humano, nos mais diversos aspectos físicos.
    E para mim, tu és uma inspiração!
    Acho lindo cabelo curtinho e óculos!
    Diva sempre!

    @wendyelmb
    http://tecido-doce.blogspot.com/
    http://cerejadeneve.com/

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:07 #

      Lindona, muito obrigada pelo carinho!❤

      • wendyel julho 24, 2012 às 20:38 #

        De nada🙂

  11. Islayne julho 24, 2012 às 15:56 #

    Oi,Ana!
    Engraçado,eu nunca pensei sobre esta perspectiva das meninas de cabelo curto.Eu acho tão lindo quem usa cabelo curto…
    Uso óculos desde os sete anos,mas minha miopia não é tão forte quanto a sua.Devo confessar que eu o-di-a-va!E na adolescência decidir que não ia usar mais e o resultado foi ter o meu grau aumentado.Hoje, uso óculos sem problemas… E ainda por cima é aquele Rayban Redondinho e ainda escuto alguém falar : ah, esses óculos são tão Harry potter ou John Lennon… E eu ajo indiferentemente,pois não tenho saco para certos comentários. Hahah

    Besitos

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:09 #

      Ai, que LINDA deve ser a tua armação! Sempre quis um redondinho, mas para mim não rola, já tenho uma cara de lua cheia. hahahahhahaha

  12. Elena julho 24, 2012 às 16:27 #

    Muito obrigada pelo texto e pelas imagens, tua postagem não poderia ter vindo em melhor hora! Semana passada saí do oftalmologista chateada porque meus míseros 0,5 de miopia tinham se tornado preocupantes 1,5 capazes de gerar dores de cabeça torturantes. Mandei fazer um óculos novo hoje (não posso usar lente:\ ) e me preocupei porque tenho cabelos curtos e não vou mais poder esconder que também sou quatro olhos. Por mais feliz que eu seja com o cabelo curto, me sinto estranha quando estou de óculos e só de saber que mais gente se sente assim (ou pelo menos sente alguma insegurança) já me deixa mais tranquila🙂 Obrigada de novo e parabéns pelo blog (que eu adoro!).

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:11 #

      ARRASA na armação e sai feliz com o cabelo, Elena!!!! A gente é boba, né? Mas, com o tempo, passamos a nos preocupar menos com as opiniões alheias. É claro que a insegurança não acaba por completo, mas diminui bastante!!!!🙂

  13. Anônimo julho 24, 2012 às 17:44 #

    Eu sou o inverso, óculos pequeno e cabelos compridos.. maaaassss.. adorei a ideia!!!!

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:15 #

      Sai daquiiiiiiiiiiiiiii boba. hauhauahuahauahau
      Tô de brincadeira, o post, na verdade, é para quem tem qualquer tipo de insegurança, não só para as “oculinas”. hehehehe

  14. ogasdacoca julho 24, 2012 às 17:53 #

    Quando comecei usar oculos (inicio da faculdade) eu me sentia horrivel e tals. Mas hoje em dia eu acho legal e tão style quetenho orgulho das minhaporteses móveis (óculos) ahaahahhahahahah Beijão

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:16 #

      Eu queria ter uma coleção deles, como o Jô. hahahahaha

  15. Kayene Kisiolar julho 24, 2012 às 17:56 #

    Adoooorei o post. Não tenho cabelo curto mas uso óculos, é para descanso mesmo. Não corto meu cabelo pq realmente não combinaria comigo. Acho lindo mas não em mim. Adoro meus óculos. Bjs

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:18 #

      E que sejas feliz de óculos e cabelos longos!🙂

  16. Eduardo Iepsen julho 24, 2012 às 18:17 #

    Clark Kent tira os óculos para esconder o rosto de super-herói. Tá na hora dele assumir sua identidade secreta e, assim como a Ana, seus óculos.

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:19 #

      Né? De qualquer forma serei uma super-heroína.😛😛😛

  17. Fabiana Favero julho 24, 2012 às 18:17 #

    Lindo! é um estigma tão bobo esse, né?! Não sei, mas talvez um geração que já está em ação por aí, daqui uns anos, não se limite a encrencar tanto com isso. Afinal, hoje em dia disseram que está na moda isso e que é bonito! Báh, se eles disseram, tudo bem…

    Mas aposto que muitas meninas vivem isso há muito tempo. Óculos não é escolha, é saúde! Cabelo curto combina com meu rosto, em que séculos vivemos que ainda pensam que só homens cortam o cabelo?

    É muito blá blá blá! Mulheres assim tem estilo, são bonitas, cuidam da saúde, vivem uma vida igual a todas cabeludas de cara limpa!

    Gosto nem mais nem menos. Gosto igual como deve ser, porque não são diferentes!!!

    Besitos

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 18:23 #

      Que lindo do isso, Fabiana! E assino embaixo!❤
      Todos diferentes, todos lindos!😉

  18. Jeh_Amorinha julho 24, 2012 às 18:41 #

    Adorei o post! As fotos são inspiradoras, mas o texto está perfeito!
    Eu também sou meio cegueta (míope) e depois de tantos anos, acabei me acostumando aos óculos e só mês passado comprei lentes de contato, mas mesmo assim uso apenas de vez em quando.
    Não tenho o cabelo curtinho, mas acho lindo e apoio a causa! Viva o cabelo curto e ~le oculê~
    ^.^

    • Ana Luiza julho 24, 2012 às 20:10 #

      VIVA! E viva as cabeludas! E as que tem a visão perfeita! E as que não! E todo mundo!!!!!!😉

  19. Damiana Gomes Dermopigmentadora julho 24, 2012 às 18:43 #

    Lindas todas as fotos que postou!
    Também tenho cabelo curtinho e uso óculos (e adoooooro!), pois como vc disse “tô cagando e andando!”.

  20. Débora Neves julho 24, 2012 às 22:38 #

    Muito especial esse post… Solto… sem preconceitos e ao mesmo tempo “lidando” intimamente com eles…
    Também sou míope e as lentes de contato foram minha salvação, pois só desenvolvi a míopia aos 19 anos e isso foi terrível… foram anos até me adaptar às lentes…
    Adoro seu blog, os looks que compõe e seu jeito todo especial de ser e se colocar!
    Bjosss
    Débora Neves
    praquemfaz.blogspot.com

    • Ana Luiza julho 25, 2012 às 11:36 #

      Muitíssimo obrigada Débora, e apareça sempre!!!!😉

  21. Lual julho 24, 2012 às 23:14 #

    🙂

  22. cynthia mazzi julho 25, 2012 às 0:49 #

    Uso óculos desde os 11 anos e graças a Deus nunca sofri nenhum tipo de bulling. Apesar do meu grau de miopia ser pouco, nunca abro mão dos óculos, já são parte integral do meu estilo, meus amigos amigos dizem que até pareço outra pessoa quando ponho as lentes de contato. Ultimamente ando usando uma armação vermelho vivo, super cool. Mas estou louca por uma no estilo da menina da terceira foto, amei!
    Apesar de toda a funcionalidade dos óculos, eles podem e devem se tornar acessórios no nosso dia-a-dia, deixam a gente mais interessante! Se você se sente bem de óculos, se joga, hoje em dia existem vários modelos de armações disponíveis para todos os gostos!
    Beeeeijos

    • Ana Luiza julho 25, 2012 às 11:38 #

      Eu uso os meus, Cynthia, ele e as lentes! Mas às vezes me sinto estranha, sabe? E ISSO é que não deve acontecer!🙂

  23. damianynossa julho 25, 2012 às 8:44 #

    Eu uso óculos há uns anos e no começo eu sentia insegurança de andar de óculos, me achava esquisitinha com eles, haha. Agora tô querendo trocar a armação, que sempre foi pequena e com aro fino, por uma dessas maiores (tipo a da terceira foto do teu post).

    • Ana Luiza julho 25, 2012 às 11:39 #

      A da terceira foto é linda mesmo!!!!! Tô querendo trocar a minha também, gostaria de uma estilo gatinho, mas é tão difícil encontrar dessas para óculos de grau…😦

  24. Amanda setembro 2, 2012 às 1:36 #

    Bom não uso óculos. Mas aos quinze resolvi que queria mudar, sempre fui super timida, cdf e rockeira esquisita da sala rsrs, imagina pegar o cabelo que tava passando da cintura e deixar parecido com o seu, foi dificil, mas para mim serviu como aprendizado porque mesmo com algumas pessoas olhando e ainda vindo reclamar, não liguei e passei a achar engraçado até, o medo e os preconceitos que as pessoas tinham. Atualmente (24 anos hauhaua) com o cabelo comprido porém agora pintado de vermelho, o tom esta mas “light” quando estava mais punk, olha já teve pessoas que paravam para olhar. As pessoas “normais” vão sempre achar estranho pessoas que não se impor tam com isso. Só tenho que dizer: você é lindaaaaa, com o cabelo curtinho e com óculos. Parabéns pelo blog. Bjss

  25. Kamila de Sousa março 4, 2013 às 12:22 #

    Adorei os look cabelo curtinho e óculos, estou passando por uma mudança deixando as lentes de contatos para voltar ao óculos, estava me sentindo insegura por ter meu cabelo joãozinho,… Como ficaria?! e Varias outras duvida
    Agora vi esses look me deu mais vontade de aproveitar essa nova fase😀

  26. Suelen Lionel fevereiro 19, 2016 às 10:53 #

    Ana,

    Tenho um grau bem forte, cabelo joãozinho, queria muito um óculos grande desses modernos haha … mas um especialista me disse que quanto maior o óculos mais grossa minha lente ficaria acho que por causa do eixo… do que adianta segurar um cabelo desses haha e não poder usar um óculos a altura? #chateada

Multiplique sua ideia conosco!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: